“E eu, quando for levantado… atrairei todos a mim” (João 12.32)

dez 1, 2023Noticias, Palavra Episcopal

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo” (Mateus 2.1-2)

John Wesley chamava os magos de sábios. Eles foram adorar Jesus e não o estudar. Quando observamos as interações de Jesus com os mais diversos tipos de pessoas, podemos observar o tremendo poder com o qual Ele atraía as pessoas. Todos(as) queriam ir vê-lo, e “numerosas multidões o seguiam” (Mt. 4:25).

A fama de Jesus corria célere em todas as direções, as multidões iam até Ele. Nos locais que o Filho de Deus ficava não havia lugar para ninguém, as pessoas disputavam um espaço para estar com o mestre. Em lugares abarrotados de pessoas, homens carregaram seu amigo em uma abertura no telhado para que chegassem a Jesus e ele fosse curado (Mc 2:2-4), um homem subiu em uma árvore para conseguir vê-lo e foi visto por Ele (Lc. 19:1-10) e as pessoas passavam dias em lugares ermos e sem provisão apenas para estarem com Ele (Mt. 14:13-21). 

Ele atraiu as pessoas Tanto no Seu nascimento, como em Sua vida e até quando estava chegando sua hora de passar deste mundo para o Pai. Nesse derradeiro momento, Jesus revela algo importante: “E eu, quando for levantado (exaltado/glorificado) da terra, atrairei todos a mim…” (Jo. 12:32).

Refletindo nas palavras levantado e atrairei, vemos que quem nos atrai para Deus e nos reconcilia com Ele é o próprio Jesus. Isso é tremendo! Ele é levantado, nos alcança e atrai dia-a-dia as pessoas para salvação. É assim que a Igreja cresce. “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus” (I Co 3:6).

Assim, o que precede o atrair é a palavra levantado (ou glorificado). João Batista falou algo nessa direção: “Que Ele cresça…”, ou seja, que Ele seja levantado! Quando Jesus é levantado, vamos os efeitos nas comunidades. Observe os cristãos atraídos por Cristo em Atos 2:42 “perseveravam na comunhão… e nas orações”, v. 43 “Em cada alma havia temor”, v. 44 “Todos os que creram estavam juntos…”, v. 46 “perseveravam unânimes no Templo…”. “E todos os dias, acrescentava-lhes o Senhor…”.

Onde Jesus é adorado/exaltado/glorificado o Senhor acrescenta. Sem que Ele seja levantado, nada acontece!

Penso isso nos grupos pequenos, ministérios, Igreja e família. Nossa prioridade é a de que Jesus precisa ser exaltado e glorificado. Com isso, Ele atrai as pessoas. A glória, a honra e o poder pertencem a Ele (Ap. 5:12). 

Que neste Natal possamos adorar e glorificar Aquele que é o nosso amado Senhor.

Bispo Fernando Cesar Monteiro

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This