“Busquei o amado da minha alma, busquei-o, mas não o achei”

jul 1, 2023Noticias, Palavra Episcopal

(Cantares 3.1b)

     A coisa mais triste que pode acontecer com uma pessoa que ama a Deus e O busca é a perda da Sua presença; principalmente se seu   desejo é crescer na fé. O pastor Estevão Canfield dizia que “é curioso que pessoas que buscam ao Senhor, se consagram a Ele, por vezes enfrentam a   ausência Dele”. 

     Fico pensando: por que isso ocorre? O que nos leva a perder o gosto pela oração, que faz da leitura da Palavra algo cansativo e tira a alegria de congregar com os irmãos(ãs)?    

     Quero pensar em algumas situações:

  * Indiferença à Palavra de Deus pelo pecado. A perda da presença pode ocorrer quando cometemos pecado ou quando fazemos algo contra a vontade de Deus (Isaías 59.2). Um cristão genuíno não anda na prática do pecado (I João 2.1).   Se peca, imediatamente busca o    arrependimento e o perdão: “Quem esconde seus pecados não prospera, mas o que confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).

  * Dificuldade em sentir a Presença de Deus em meio às lutas. Algumas vezes, em momentos de luta, não O percebemos, mas nessas horas Ele está mais perto do que pensamos. “Eis que ele passa por mim, e não o vejo; segue perante mim, e não o percebo”(Jó 9.11).

  * Dificuldade em discernir a voz de Deus por falta de conhecê-Lo. Deus revela Sua vontade através da Bíblia; quanto mais o conhecemos, mais sabemos seus propósitos. Por exemplo, Abrão ouviu o chamado e foi (Gênesis 15.6). Quando Jesus fala conosco, precisamos obedecer. Se apenas conhecermos a vontade de Deus pelo saber humano, será uma informação a mais e não   nosso alimento espiritual. Quando isso ocorre não encontraremos o amado.

     O que fazer diante dessas situações? A amada, de Cantares, decidiu buscar. Estava deitada, mas levantou-se e buscou-o até encontrá-lo – e Deus se deixa achar. (I Crônicas 28.9).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

     “Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado da minha alma. Busquei-o e não o achei. Encontraram-me os   guardas, que rondavam pela    cidade. Então, lhes perguntei: vistes o amado da minha alma?
Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma”
(Cantares 3.2-4).

     Essa postura nos lembra a de tantos personagens bíblicos que tomaram essa iniciativa, como o filho pródigo: “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti”(Lucas 15.18). A palavra nos fala em Jeremias 29.13: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo vosso coração”.                                   

Declare sempre: “Jesus é o meu Senhor” e viva debaixo do senhorio Dele.

     “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55.6).

Tenha um julho abençoado,

Bispo Fernando Cesar Monteiro

Nas almas cheias de amor, o desejo de agradar a Deus é oração contínua”  

(J. Wesley)

1 Comentário

  1. Valdezio de Mendonça Torres

    Meu MT obrigado!

    O SR Nosso Bondoso DEUS e PAI permaneça sendo glorificado 🙌🏽

    Q nEle possamos crescer em graça e sabedoria.

    O SR te abençoe SEMPRE!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This