Tudo

abr 1, 2023Noticias, Palavra Episcopal


…todos estes deram oferta do que sobejava; esta, porém, da sua pobreza
deu tudo o que possuía, todo o seu sustento
” (Lucas 21.4).
Tudo que retive nas minhas mãos eu perdi; tudo o que entreguei nas
mãos de Deus eu ainda tenho
” (Martin Luther King Jr)

Encontramos no texto de Lucas uma passagem pequena, mas muito conhecida, sobre uma viúva, que entre tantas outras pessoas, deu uma pequena oferta no Templo, mas que não passou despercebida dos olhos de Jesus. Não vemos outros relatos sobre ela na Bíblia, não sabemos se ela tinha filhos ou como era a sua vida. Sabemos que ela era viúva, muito pobre e que deu tudo o que tinha para Jesus. Quanto valiam essas duas pequenas moedas? Entre as moedas de menor valor no tempo de Jesus, encontramos o LEPTON – que equivalia a 1/128 parte de um denário, perto de R$ 1,17. Assim, a oferta de duas moedas da viúva nos dias de hoje seria em torno de R$ 2,34.

Podemos pensar em uma comparação quando observamos outro texto, que descreve os presentes que Naamã levou para ofertar quando buscava por sua cura. Conforme 2 Reis 5.5, “…Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivas”. Considerando que dez ciclos de prata equivalem a 150 anos de trabalho e seis mil siclos de ouro valem mais de 10.000 libras, fica claro o contraste com as duas moedas da viúva.

Quando Naamã levou sua oferta generosa, o profeta Eliseu recusou o presente. Jesus, por sua vez, não impede a viúva de ofertar e elogia sua ação. Se fossemos comparar o quanto Naamã queria doar com as duas moedas da viúva, sem conhecer suas histórias, ficaríamos com a falsa impressão que o primeiro estava doando mais de si do que a segunda. Isso nos leva a refletir: o que é TUDO para Jesus? O tudo de Naamã foi seu orgulho, reputação e o tudo da viúva eram seus poucos recursos para se manter viva. O que Jesus pede para você quando lhe pede tudo?

Dar seu tudo para Jesus é um princípio difícil de se colocar em prática. Ao mesmo tempo, quando nos empenhamos nessa entrega, nossos olhos se abrem para a realidade dos nossos irmãos. Nos tornamos mais compreensíveis com suas lutas, entendemos que o ‘tudo’ de cada pessoa é diferente e que uma mudança aparentemente pequena para nós pode custar muito para o outro. Permaneça firme na sua luta diária do “tudo entregarei”, pois não há meio termo na entrega.

Observe o que C.S. Lewis comenta sobre esse assunto: “Entregue-se, pois assim você encontrará a si mesmo. Perca a sua vida para salvá-la. Submeta-se à morte cotidiana de suas ambições, dos seus maiores desejos e, por fim, a morte de seu corpo inteiro: submeta-se a ela com todas as fibras do seu ser, e você encontrará a vida eterna. Não guarde nada para si. Nada do que você não deu chegará a ser verdadeiramente seu. Nada do que não tiver morrido chegará a ser ressuscitado dos mortos. Se você buscar a si mesmo, no fim só achará o ódio, a solidão o desespero, a fúria, a ruína e a podridão. Se buscar a Cristo, o encontrará; e junto com Ele, encontrará todas as coisas”.

Nossa celebração da Páscoa só acontece porque Jesus entregou tudo por nos amar.
Tenha um abençoado mês de abril.

Bispo Fernando (parceria com a filha Maria Fernanda)

1 Comentário

  1. Maria Ilce M. Cidade

    Que lindo a parceria. Amei.
    O texto mto edificante.
    Que Deus continue a dar graça para ambos.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This