“Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel“ (I Cor 4.1-2).
Na nossa igreja, uma prática que me anima muito é o exercício dos dons e ministérios. Isso fortalece os membros, traz saúde para a igreja e o crescimento é notável.
Paulo traz aqui algo que é um fundamento do ministério pastoral.
A) Observe o pedido: “que todos nos considerem ministros de Cristo…”
Ministro no Dic/pop – auxiliar direto do mandatário supremo de uma nação. Chefe de um ministério. Chefia/ tutela; Cargo alto no mundo secular! Que ministra… (passa algo/ dá aula/ ensina…)
Ministros de Cristo = NÓS. Porém, no original “HUPERETES” o significado não tem esse glamour. “HUPERETES” (grego) – diz-se daquele que é subordinado. Aquele que está a serviço de alguém. O termo também significa “remador”.
Era como chamavam os remadores escravos das galés romanas; eles ficavam no fundo do navio e remavam; quer o mar estivesse calmo ou não. Ao tom da batida do tocador o ritmo era rápido ou lento. Ministro de Cristo: Encarregados que caminham (remam) ao tom do Senhor. Nosso tom de vida precisa ser dado pelo Senhor.
B) Despenseiros dos mistérios de Cristo. “OIKONOMOS” (grego) – Encarregado da despensa; como em um almoxarifado, que fornece o que tem na despensa. Nada é dele; ele cuida do que tem, entrega e guarda. Depois presta conta. Eles precisam ser encontrados FIÉIS. No ministério pastoral, todos e tudo que trabalhamos, lidamos, não pertence a nós. João 10.1-4
João 10.11 – Jesus é o dono! E nós os despenseiros. As ovelhas são d’Ele.
PV 27.23 – Conheça bem o estado das ovelhas, cuide bem dos rebanhos.
Esse é o nosso ministério:
- Remar no tom do Mestre (A direção ele dá)
- Tudo é d’Ele: as ovelhas, os dons, ministérios, alimento e nós também. E, cabe a nós cuidar de tudo com amor e com fidelidade.
Em Mateus 6.33 – Nós cuidamos do que é d’Ele e Ele cuida de nós…
- Da nossa vida
- Da nossa família
- Do nosso ministério
- Do nosso futuro
Tenha um mês abençoado.
Bispo Fernando
0 comentários