O primeiro natal: No tempo certo!

nov 30, 2022Palavra Episcopal

(Gálatas 4.4-7)

Já ouvimos a frase: “foi na hora certa”. Já experimentamos o alívio de ver algo acontecer “na hora exata”, quando fomos “salvos pelo gongo”. E certa- mente já experimentamos também a frustração de algo que não aconteceu “na hora certa”.

No nosso relacionamento com Deus às vezes queremos que Ele haja “agora”, mas Ele, em sua sabedoria escolhe agir “mais tarde”. Assim aprendemos que o nosso tempo não é o tempo de Deus.

Mais de 2.000 anos atrás, houve uma noite na qual
a plenitude do tempo chegou. “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gálatas 4.4)

Os anjos anunciaram aos pastores: “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura” (Lucas 2.1112). Sim, quando a plenitude do tempo chegou, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei…. E os anjos explodiram em alegria, cantando: “Gloria a Deus

nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lucas 2.14).

– No tempo certo ele veio para nos redimir (nos comprar de volta para Deus:

Já ouvimos isso tantas vezes que perdemos a capacidade de perceber o poder dessa afirmação.

A bíblia ensina isso de maneira clara: estávamos debaixo da lei. Mas não podíamos cumprir a lei. Então éramos condenados pela nossa própria incapacidade. Nossas obras testificam que não podemos ser justos em nós mesmos. Então Jesus veio. Ele suportou nossa humanidade. Suportou nossa iniquidade. Morreu na cruz em nosso lugar. Assim ele nos perdoou, nos limpou e nos livrou do pecado, da lei do pecado e da morte. Jesus veio para nos redimir. Para nos comprar de volta para Deus.

– No tempo certo ele veio também para que recebêssemos a adoção de filhos e filhas:

A boa notícia é que nos tornamos filhos e filhas de Deus. A palavra “adotar” no grego (huiothesia) vem de duas outras palavras gregas: “huios” – filho
e “thesia” – colocado no lugar de. Através de Jesus somos colocados no lugar de filhos de Deus. “Todos quantos o receberam deulhes o poder

de serem feitos filhos de Deus” (João 1.12). Fazemos parte da família de Deus. Ele não veio apenas para nos perdoar os pecados, mas também para nos dar um lugar em sua família. A dignidade do/a discípulo/a está presente de maneira especial no conceito bíblico da adoção.

A plenitude do tempo aconteceu. A plenitude do tempo acontecerá de novo. Aquele que veio virá outra vez… No tempo certo…No tempo de Deus!

Tenha um abençoado tempo de advento junto com aqueles/as que você ama!

Bispo João Carlo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This