Foi encerrado, com culto solene, na manhã deste domingo (27 de novembro), o 36° Concílio da Igreja Metodista da Sexta Região Eclesiástica, no templo da Igreja Metodista Central em Curitiba. A celebração, sob a presidência do bispo João Carlos Lopes, contou com a participação do bispo designado Fernando Cesar Monteiro, do bispo Emanuel Adriano Siqueira, representando o Colégio Episcopal e o pastor americano convidado: Jerry Russell. O louvor foi conduzido pela igreja anfitriã, com participação do Coral da Igreja Central e do Coral de Homens da Comunidade Haitiana de Jaraguá do Sul. A oportuna mensagem pastoral foi ministrada pelo bispo Fernando. No final do culto, foi feita significativa homenagem ao bispo João Carlos, pelos abençoados 25 anos de episcopado na Sexta Região Eclesiástica.
O 36º.Concílio Regional da Igreja Metodista no Paraná e Santa Catarina, iniciou-se na tarde da quinta-feira de ‘Ação de Graças’ (24), com mais de 220 participantes clérigos e leigos. No altar estavam os bispos João Carlos Lopes, Fernando Cesar Monteiro, Emanuel Adriano Siqueira da Silva e integrantes da COREAM. Em sua mensagem, o bispo João Carlos lembrou a trajetória da Sexta Região, desde seu início usando como motivação o texto de Josué 3.4-9. Destacando a importância no cuidado de Deus na caminhada: “Ebenézer – até aqui nos ajudou o Senhor”, declarou. Ao declarar abertos os trabalhos conciliares o bispo destacou: “Agradecemos a Igreja Metodista Central em Curitiba, através da sua CLAM, que aceitou receber o nosso Concílio Regional”. O bispo Emanuel fez a ministração da mensagem na sexta-feira (25) e o pastor Jerry Russel no culto de sábado (26), auxiliando também na posse da nova COREAM, consagração de pastores/as e ordenação de presbíteros/as.
O Concílio Regional da Igreja Metodista na Sexta Região, teve muitos destaques em 2022; entre os quais a apresentação do Relatório Episcopal, que foi aplaudido ‘em pé’. No segundo dia das plenárias, depois de eleições, foi apreciado o Relatório da COREAM; relatório da Tesouraria. A Comissão de Justiça eleita ficou assim: João Milani, pastor Armando Altino, pastor Davis Daniel, pastor Heder Medeiros e Mario Gandara. Para a Comissão de Relações Ministeriais, o escrutínio revelou: pastor Claudio Nascimento, pastor Ivan Silveira Filho e pastor Israel Cândido. Pela aprovação do plenário do Concílio Regional tornam-se autônomos o Campo Missionário em Faxinal, o Campo Missionário em Sertaneja e o Campo Missionário em Santo Antônio da Platina – em Platina. A diplomacia do Concílio fez várias intervenções para homenagens.
O conclave foi encerrado com a proclamação das nomeações pastorais para o ano de 2023, pelos bispos Fernando e João Carlos.
Mais de 700 fotos do Concílio estão disponibilizadas no Face da Região: Igreja Metodista Sexta Região.
E a relação das nomeações, não será publicada?
Sim! Em Notícias e em Documentos Gerais você conseguirá conferir.