Telefone: +55 (41) 3323-1675

Email: sede6re@metodista.com

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 3235 Edifício João Wesley – 4o. Andar

Escola Dominical – A Dimensão Missionária do Ensino

ago 31, 2022Palavra Episcopal

Não existe fé que não se materializa em algum tipo de educação” Danilo Streck

Professores/as e alunos/as da Escola Dominical são parte de uma tradição milenar.

É interessante notar que, na bíblia, cada testamento contém uma passagem fundamental a respeito da responsabilidade do povo de Deus em passar adiante os princípios de sua fé através do ensino.

No Antigo Testamento a passagem é Deuteronômio 6.4-9 onde Israel recebe o mandamento de ensinar às gerações vindouras as palavras da lei de Deus.

No Novo Testamento a passagem é Mateus 28.18-20 onde os discípulos recebem a ordem de fazer novos discípulos de todas as nações batizando e ensinando.

O início da Escola Dominical

A Escola Dominical foi fundada em julho de 1780 em Gloucester, na Inglaterra. A cidade sofria com a desigualdade social e o analfabetismo da maioria de sua população. Como ainda não havia escolas públicas, as crianças pobres trabalhavam 12 horas por dia nas fábricas da região. O único dia livre era o domingo e elas ficavam nas ruas, sem nenhum tipo de cuidado.O jornalista Robert Raikes se preocupou com o comportamento dos jovens, que mesmo com pouca idade já xingavam e se agrediam. Ao perceber que por esse caminho as crianças não teriam um bom futuro, Raikes teve a ideia de criar uma escola que funcionasse aos domingos e ensinasse fundamentos cristãos, boas maneiras, moral e civismo.

John Wesley e a Escola Dominical

John Wesley sempre viu o potencial das Escolas Dominicais. Sobre isso ele afirmou:

Estou convencido de que essas Escolas Dominicais são a instituição mais nobre de toda a Europa, contando que seus professores e dirigentes cumpram seus deveres. O livro de estudo dessa Escola é a Bíblia. Em obediência à ordem de Jesus, precisamos examinar as escrituras e manejar bem a palavra de Deus”.

A Escola Dominical no Brasil

No Brasil, a Escola Bíblica Dominical surgiu agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Os missionários escoceses Robert e Sarah Kalley chegaram ao Brasil e instalaram a primeira Escola Dominical para ensino de crianças. No início, apenas 5 crianças compareceram, mas com o passar do tempo, havia tantas pessoas interessadas, que o missionário Robert Kalley logo deu início às aulas para jovens e adultos.

Nesse mês em que comemoramos o dia da Escola Dominical (terceiro domingo de setembro), somos gratos a Deus por irmãos e irmãs do passado que nos deixaram esse legado maravilhoso.

(Material adaptado do artigo “Conheça a bela história da Escola Bíblica Dominical” escrito por Jade Nunes em 07/09/2017).

Bispo João Carlos Lopes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This