Ele nos Amou Primeiro

abr 1, 2022Palavra Episcopal

I João 4.19

Você deve conhecer a estória sobre o pastor que pregou uma mensagem num certo domingo. No domingo seguinte ele pregou a mesma mensagem e no terceiro domingo a mesma mensagem novamente. Quando os membros vieram questioná-lo sobre aquela atitude ele respondeu: “Bem, vocês ainda não puseram essa mensagem em prática. Quando começarem a praticar, eu prego outra”.

Na verdade, é possível que essa estória tenha sido baseada na história do apóstolo João.

Jerônimo, um dos pais da Igreja, escreveu o seguinte, sobre João: “Quando o abençoado evangelista João, o apóstolo, vivendo em Éfeso, já estava bastante idoso, ele tinha que ser carregado pelos discípulos para as reuniões na igreja. Ele já não conseguia mais pregar, mas em todas as reuniões ele dizia: ‘filhinhos, amai-vos uns aos outros’.

Quando finalmente os discípulos presentes ficaram cansados de ouvir sempre a mesma coisa, um deles perguntou ao apóstolo: ‘Mestre, por que você continua dizendo a mesma coisa?’ João respondeu dizendo algo bem digno dele: ‘Porque esse é o mandamento do nosso Senhor, e se tão somente esse mandamento for colocado em prática, já é o suficiente’.

João era o mais jovem dos doze discípulos. Bem no início de seu ministério, Jesus chamou João e seu irmão Tiago para deixar seu barco de pesca e segui-lo.

João aceitou o chamado. Por três anos e meio ele observou Jesus, ouviu Jesus, comeu com Jesus, dormiu ao lado de Jesus, ouviu Jesus orar, viu Jesus morrer.

Depois disso esse homem dedicou sua vida a falar para outras pessoas sobre o amor de Deus revelado em Jesus. Por décadas ele fez isso. Agora, no final da sua vida, ele não consegue falar sobre outra coisa. Ele não consegue pensar sobre outra coisa. Isso é o que importa para ele.

O amor do Pai, revelado no filho, deve tornar-nos obcecados com a ideia de amar o nosso próximo. “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”.

Eugene Peterson escreveu que o/a verdadeiro/a discípulo/a tem como desafio maior da sua vida: 1) Seguir o Senhor Jesus; 2) Amar o meu próximo; 3) Trabalhar para a reconciliação do mundo com Deus.

Essa é a essência da mensagem da Cruz. Naquela cruz “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo. Não imputando aos homens os seus pecados. E nos confiou a palavra da reconciliação II Coríntios 5.19

Tenha uma boa pascoa!

Bispo João Carlos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This