ONDE ESTÁ O TEU TESOURO…

out 13, 2021Palavra Episcopal

Em um antigo filme chamado ‘The End’ (O Fim), um homem está navegando no mar num pequeno navio, no meio de uma tempestade. O navio afunda e o homem tem que nadar uma longa distância em direção à praia. Apavorado, quando começa a nadar ele ora dizendo: “Se o Senhor me tirar dessa situação, eu dou metade dos meus bens aos pobres”. O tempo passa. Ele vai nadando. Ainda se sente com forças e já começa a ver as luzes da praia. Então ele ora novamente: “Se o senhor me ajudar a sair dessa, eu dou 30% dos meus bens aos pobres”. Continua nadando, sente que ainda tem forças e ora novamente: “Senhor, se me ajudares, dou 10% dos meus bens”. Finalmente, mesmo cansado, ele sente que vai conseguir chegar á praia. Então ele ora: “Bem, Senhor, vamos esquecer o nosso trato. Acho que eu consigo sair dessa situação sozinho mesmo’.

Essa atitude é parecida com a de muitas pessoas nos nossos dias. Dar para Deus ou dar para os que têm mais necessidade, parece ser confundido com ‘pagar uma conta’ ou ‘cumprir uma obrigação’. Nada mais que isso. Uma atitude completamente equivocada.

Então, qual deveria ser a atitude apropriada para o povo de Deus com relação a dar?

1. Precisamos entender que DAR é um ato de adoração. Um ato de culto:
Dar é uma expressão de gratidão a um Deus fiel pela sua bondade para conosco. Dar não é apenas uma resposta à necessidade de outra pessoa, de uma família ou da igreja. É uma resposta de gratidão.

2. Precisamos entender que DAR nos ajuda a perceber onde o nosso coração está:
Dar nos ajuda a perceber qual é o nosso verdadeiro tesouro. Lembra-se do Jovem Rico? Jesus lhe perguntou se já seguia os mandamentos. Ele respondeu que sim. Então Jesus lhe disse: “Vai, vende tudo o que tem, dê aos pobres, e terá um tesouro no céu. Então, vem e segue-me”.
Quando o jovem ouviu isso, saiu triste, porque possuía muitos bens.

O que Jesus estava tentando ensinar a esse jovem é que se a riqueza o possuía, então ele não poderia herdar o reino. Na verdade, o Reino precisa nos possuir. Deus não é dono de apenas 10% da minha vida. Ele é dono de tudo.

Jesus disse: “De graça recebeste, de graça daí” (Mateus 10.8). A questão não é se temos que literalmente dar tudo o que temos. A questão é se reconhecemos que Deus é o dono incondicional de tudo o que possuímos.
DAR nos liberta da escravidão do egoísmo e do materialismo!

3. Precisamos entender que DAR mostra o quanto confiamos em Deus:
“Sem fé é impossível agradar a Deus, por que todo o que vem a ele deve crer que ele existe e que é o galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

Como cristãos recebemos a certeza de que Deus sabe das nossas necessidades e delas cuida. Jesus disse: “Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé” (Mateus 6.30).

Tenha uma abençoada primavera!

Bispo João Carlos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This