FALA E NÃO TE CALES

ago 13, 2021Palavra Episcopal

“E, de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (Atos 18.9-10).

Quando lemos ou ouvimos falar a respeito do apóstolo Paulo, somos tentados a pensar que ele não se incomodava com o sofrimento; com o perigo ou com a rejeição. Porém, se encontrássemos o apóstolo em Corinto, na sua primeira viagem missionária, perceberíamos que ele estava passando por um tempo de muita fragilidade. E com razão! Vejamos um pouco dessa história nos capítulos 16 a 18 do livro de Atos.

Em Atos 16.19-24, juntamente com Silas, Paulo foi açoitado intensamente. Depois disso foi preso e amarrado a um tronco. Logo a seguir, em Atos 17.1-10, foi expulso de Tessalônica como se fosse um criminoso. Na sequência, em Atenas, pregou uma mensagem maravilhosa, mas poucas pessoas responderam de maneira positiva (Atos 17.32-34.

Finalmente, no capítulo 18 de Atos, chegando em Corinto, arrumou um trabalho como fazedor de tendas. Porém, quando tentou evangelizar, encontrou muita rejeição.

A situação era realmente desanimadora. Foi quando o Senhor Jesus apareceu à noite para Paulo, em uma visão e lhe disse: “Não temas, pelo contrário, fala e não se cale; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (Atos 18.9-10).

Essa visão renovou as forças e reavivou a confiança do apóstolo que permaneceu naquela cidade 18 meses, ensinando a palavra de Deus.

As palavras de Jesus para Paulo são promessa para nós também. Foi Jesus que disse aos discípulos, e por consequência a você e a mim: “Ide e fazei discípulo (…) e eis que estou convosco todos os dias (…)” Mateus 28.18-20

Não importa o tipo de desafio que estejamos enfrentando, o Espírito Fortalecedor (o Espírito do Cristo ressurreto) estará sempre conosco dizendo: “Não tema! Não pare! Não desista! Eu estarei sempre com você e abençoarei o seu ministério”.

Tenha um abençoado mês de agosto!

Bispo João Carlos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This