E SE NÃO?

jan 30, 2021Palavra Episcopal

Em janeiro de 2020 ninguém poderia imaginar os eventos pelos quais passaríamos nos 12 meses que se seguiram,
nem as palavras com as quais passaríamos a conviver no nosso dia a dia: corona vírus; COVID19; distanciamento social; máscaras; álcool em gel; campeonatos cancelados; cultos online; zoom; igrejas fechadas.

Chegamos a 2021! Temos expectativas boas! A vacina está chegando! Oramos e esperamos que a situação melhore e o vírus seja vencido! Mas, e se não? E se acontecer como na história do nascimento de Jesus? Nasceu o redentor prometido; nasceu a esperança de Israel, mas um rei louco (Herodes) decide matar todos os bebês do sexo masculino?

E se a solução da pandemia demorar? Como reagiremos? Lembraremos das palavras de Jesus: Em João 16.33 Jesus disse: “No mundo tereis aflições”. Em outra passagem, no evangelho de Mateus, Jesus nos alerta para o fato de que os últimos dias seriam cheios de guerras; fome; doenças; desastres. Apareceriam falsos messias; governos corruptos. Nos últimos dias veríamos lutas e tribulações. Jesus falou com tanta ênfase sobre “vida abundante” e agora está jogando um “balde de água fria” nesse conceito? NÃO! Ele está apenas falando a verdade. Então, aparentemente, vida abundante e tribulações não se eliminam mutuamente.

Nós lutamos contra as tribulações; não aceitamos passivamente e nem nos acovardamos. Ele disse: “tende
bom ânimo, eu venci o mundo”! Olharemos para o “quadro maior”: Você e eu fomos criados para viver NESSE TEMPO! O fato de estarmos na terra nesse exato momento não é um acidente. Não estamos vivendo em 2020 – 2021 por acaso. Deus decidiu na eternidade que você e eu estaríamos aqui nesse tempo. É nesse tempo que somos chamados a ser embaixadores/as do Reino de Deus; a cumprir a Grande Comissão e a amar o próximo como a nós mesmos.

Lembraremos de onde vem o ânimo e a força para lutar e vencer essa batalha: Como foi que Jesus viveu uma vida
tão cheia de esperança em um tempo tão atribulado? Ele fez isso, vivendo sob a unção do Espírito. Foi por essa razão que ele disse aos discípulos: “recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”. Sob a unção do Espírito Santo somos capacitados a viver uma vida de alegria, paz, fé e esperança, além das circunstâncias. Entre tantas outras pessoas, apóstolo Paulo foi exemplo de uma vida vivida dessa forma. Um homem experimentado em tribulações, dores e perseguições, ele dizia: “alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo: alegrai-vos”.

Então, nós damos boas vindas a 2021. E fazemos isso porque esse é o nosso tempo. Esse é o tempo no qual o Senhor nos nomeou para sermos sal e luz. Nesse tempo, em meio às circunstâncias, continuemos a testemunhar a esperança e a fé que nos possibilita viver a vida abundante.

Bispo João Carlos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This