“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.” Mateus 18:3
Nosso tema para esse ano é “Discípulos e discipulas nos caminhos da Missão, praticam a sabedoria e a simplicidade do Evangelho. Essa temática me leva a pensar nos ensinos de Jesus e em um estilo de vida que reflita a sabedoria e a simplicidade Dele.
Quando olhamos para a nossa história como metodistas, encontramos em Wesley um exemplo desse estilo de vida: ele era um homem de uma fé viva e de uma vida simples. Wesley não foi um teólogo especulativo ou filosófico, pelo contrário: foi muito direto e prático, apresentando um ensino que só teria sentido se fosse realmente vivido por quem ensinava.
Nas notas explicativas do Antigo e Novo Testamento, cuja primeira edição foi lançada em 1754, Wesley comenta sobre o texto de Mateus, citado acima: “O primeiro passo para entrar no Reino da Graça é tornar-se uma pequena criança: Humilde de coração; conhecendo-se como totalmente ignorante e desemparada e inteiramente dependente de seu Pai que está no céu para suprir todos as suas necessidades.”
Podemos dizer que Wesley afirmou o que viveu, e que certamente suas experiências familiares moldaram seu pensamento. Foi sua mãe que o ensinou a ler na sua própria Bíblia, em casa. Isso marcou tanto Wesley que ele escreveu: “Deus começa sua obra com a criança”. Quando foi missionário na Georgia, EUA (1736 – 1737), ele se reunia com as crianças para ensinar o caminho da salvação através da Bíblia. Foi com práticas como essa que nasceu a Escola Bíblica Dominical.
O próprio ensino de Wesley trazia verdades poderosas por meio de conceitos simples e acessíveis. No livro “Três regras simples.” (CPAD), Reuben P. Job traz à memória as regras gerais como metodistas: 1. Não Praticar o Mal; 2. Zelosamente praticar o Bem; e 3. Atender as ordenanças de Deus. Job afirma que “Tudo pode com essas 3 simples regras; que foram praticada por Wesley, proporcionam amor ao próximo, unidade e um relacionamento profundo com Deus”.
Outro exemplo da praticidade e simplicidade no ensino e vida de John Wesley é registrado por D.A Reily no livro “Metodismo Brasileiro e Wesleyano”, em um comentário sobre a prática da mordomia Cristã:
“No sermão intitulado ’o uso do dinheiro’, o qual ele estabeleceu 3 critérios que seguem: (1) Ganhar tanto quanto possível, (2) Guardar tudo que possível; (3) Dar tudo que possível”. Wesley dava uma grande parte do seu dinheiro para aliviar a necessidade humana, e ele achava que todos os cristãos deviam fazer o mesmo”
Poderíamos ainda dar inúmeros exemplos da simplicidade ensinada por Jesus e ecoada por Wesley. Refletir sobre esses ensinos nos lembra da sabedoria aplicada de maneira simples, que temos como herança.
Que busquemos a sabedoria do alto, conforme Tiago escreve“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente”. Tg 1:5 e vivamos o Evangelho com a pureza e simplicidade de uma criança.
Tenha um fevereiro abençoado.
0 comentários