Propósitos para 2025 – Palavra Episcopal

jan 1, 2025Palavra Episcopal

Efésios 5.15

É comum, ao final de um ano, que pessoas estabeleçam propósitos para o novo ano. São propósitos de mudança em uma ou mais áreas da vida. A verdade é que para o/a discípulo/a de Jesus, todo dia, todo encontro, toda mensagem do evangelho é uma proposta de mudança de vida. Estou pensando em ao menos três propósitos, baseados nas escrituras, que nos ajudariam a caminhar melhor como discípulos/as de Jesus:

1. Sejamos mais prudentes (cuidadosos):

“portanto, vede prudentemente como andais, não como loucos, mas como sábios…”

Prudência (cuidado) é importante em toda as áreas da nossa vida.

– Precisamos ser mais cuidadosos no físico! Pressa, preocupação e estresse, são as maiores causas de acidentes e enfermidades. Precisamos andar “como sábios e não como loucos…”

– Precisamos ser mais cuidadosos no Espírito, procurando entender “qual seja a vontade do Senhor”. Foi ele que nos criou! Foi ele que nos chamou! É ele que nos capacita! Ele quer nos orientar no dia a dia.

      2.    Sejamos mais atenciosos com o próximo:

O apóstolo Paulo nos exorta: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”. Sim, porque Jesus, o nosso Senhor, “andou fazendo o bem”.

Um artigo intitulado “Como ser um miserável” (autor desconhecido) diz: “Pense em você mesmo. Fale sobre você mesmo. Use “eu” o máximo possível. Espere por elogio e reconhecimento. Nunca perdoe. Faça o mínimo possível pelos outros”.

Como discípulos/as de Jesus, somos chamados a servir ao próximo, na certeza de que, em Cristo, todas as nossas necessidades são supridas. Portanto, “não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não houvermos desfalecido”.

3. Sejamos mais agradecidos:

O autor Dale Robbins escreveu o seguinte: “Eu pensava que as pessoas reclamavam porque elas tinham muitos problemas. Mas cheguei à conclusão de que elas têm muitos problemas porque reclamam muito. Reclamação não muda nada nem melhora a situação. Ela amplia a frustração, espalha descontentamento e discórdia, e é um convite para que o maligno cause um caos em nossas vidas. Reclamação nos faz miseráveis!”

O salmista afirma: “quando eu me queixei o meu espírito desfaleceu” Salmos 77.3b e o apóstolo Paulo nos exorta: Em tudo dai graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. I Tessalonicenses 5.18.

Então, em 2025, sejamos mais prudentes, sejamos mais atenciosos com o próximo, sejamos mais agradecidos. E, enquanto cumprimos esses propósitos, que o Senhor mantenha Sua mão estendida sobre nós e nos dê um 2025 cheio de vitórias!

Bispo João Carlos Lopes

1 Comentário

  1. Maria Estela Leite Pereira de Lima

    Bispo João Carlos, muito obrigada pela palavra, fez muito sentido pra mim! Deus o abençoe em nome de Jesus, e um abençoado, 2025.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This