“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5.30)
Há mais de 180 anos a Igreja Metodista realiza as Escolas Dominicais, com a ênfase em aprender a Palavra de Deus e suas doutrinas. Toda nossa vivência, assim que chegamos na igreja, é baseada em conhecer e obedecer a vontade de Deus revelada nas Escrituras.
Eu gostaria de pensar com você sobre a intencionalidade e um pouco da forma dos ensinos de Jesus, como Ele ensinava? Como Ele fazia?
Encontramos no Novo Testamento, em especial no Evangelho de Mateus, nos capítulos 5 a 7, o Sermão do Monte; que foi a base dos ensinos e ministério de Jesus. Aqui foi a primeira referência do que era ser “discípulo”, os conceitos do que fazer ou não, valores, obras de piedade e misericórdia e etc. O espirito da Lei (A.T) era revisto no tom contundente da graça e misericórdia.
Os discípulos ouviam e viam na pratica a chegada do Reino de Deus, muito bem relatada em Lucas 4.18-19, “O Espirito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres, proclamar libertação aos cativos, restauração de vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos e proclamar o ano aceitável do Senhor.”
No capítulo 8 de Mateus, eles aprendiam com Jesus a orar por cura (1-16) e foram várias: o leproso, o servo do centurião, a sogra de Pedro e muitas outras. Observavam atônitos a natureza sendo acalmada, e ficaram impactados com os demônios sendo expulsos.
Depois faziam o que aprenderam e viram Jesus fazendo (Mt. 10), era o envio dos 12 e a prestação de contas. Era um ensino muito claro e prático. Para elucidar os princípios do Reino, Jesus usava elementos do dia – a – dia, as parábolas. Ele falava para ser entendido por todos. Cada exemplo por mais simples que parecesse, trazia um profundo conceito do que era servir o Senhor e o próximo. As lições só tinham a autoridade porque eram vividas pelo Mestre. Por exemplo no lava pés a simplicidade e humildade revelaram quem era Jesus e como os discípulos deveriam ser. No mundo a pessoa de “autoridade” é aquela que tem muitos servos, no Reino de Deus, quem tem autoridade é o que serve os outros… Era assim que Jesus ensinava.
Quer saber mais?
“Examinai as Escrituras…”
Tenha um setembro abençoado.
0 comentários