A Igreja Metodistas em Cambará está em festa neste mês de março, celebrando 100 anos de presença na cidade, abençoando-a com fé, esperança e amor. Neste domingo (3 de março), as comemorações foram iniciadas, com a presença do bispo Fernando Cesar Monteiro e esposa Maria Laudicéa. Na sua mensagem da manhã, o bispo se baseou em I Co 1,22-27, sobre a fé, abordou a vida do apóstolo Paulo, suas decepções, medos e angustias, lembrando que apesar de tudo, viveu pela fé; concluiu enfatizando que “precisamos crer para ver a Gloria de Deus”, recomenda. Após o culto da manhã, o bispo Fernando ainda participou, com o pastor local, Cláudio Luiz Freire, do plantio de uma arvore – um Ipê Amarelo – simbolizando o centenário da Igreja Metodista em Cambará.
No culto da noite, com a presença de autoridades, o pastor Cláudio Freire, fez um breve histórico da igreja, enfatizando algumas curiosidades, inclusive como a igreja ser mais antiga que o município, e exaltou os missionários da época que, sem as comodidades modernas, avançaram com o evangelho por todo o Paraná. Neste culto a mensagem evangelística do bispo Fernando foi com base em Mt 16.13-17; a ênfase foi a pergunta: “O que dizem que eu sou?”; refletindo no evangelho de João abordou, as sete vezes que Jesus afirma: ‘Eu sou’; concluiu parafraseando: ‘O ramo da videira que é Cambará, é um ramo que produz fruto”. Neste culto foram homenageadas as famílias pioneiras da Igreja. O culto foi encerrado com a apresentação do Coral da igreja local. As festividades comemorativas do Centenário continuam por todo mês de março, informa a liderança da igreja.
Um pouco da história: No ano de 1924, alguns membros de famílias evangélicas metodistas começaram a se reunir no Bairro Dourado, na fazenda São Geraldo, onde eram realizados cultos domésticos. Isso foi o início dos primeiros encontros metodistas em Cambará cidade. Estes pioneiros foram: Osvaldo da Silva, que liderou as primeiras pregações em casa de João Maximiano; também participava José Duarte, da cidade de Jacarezinho e Leopoldo Ramos, da cidade de Ourinhos. Em março de 1924, aquele grupo de irmãos que se reunia, tornou-se uma congregação. Logo passou à organização de igreja, em 1929. O primeiro pastor nomeado foi o reverendo Hermógenes Prado. Em 26 de maio de 1937, foi inaugurado o templo.
“Sabemos que a igreja são as pessoas; e comemoramos neste ano, o centenário da igreja com muito vigor e alegria, agradecendo irmãos e irmãs que fizeram parte desta linda história”, manifestou entusiasmado o pastor Cláudio Freire.
0 comentários