Data de postagem: 16/05/2014 08:48:38
Não somos dos que retrocedem
À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele ( João 6.66).
Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa (Hebreus 10.35-36).
O primeiro texto citado acima é, sem dúvida, um dos mais tristes da bíblia. Essa foi a resposta de muitos que, tendo ouvido os ensinamentos de Jesus disseram: Duro é esse discurso; quem o pode ouvir? 6.60.
Vendo muitos voltarem atrás, Jesus perguntou aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?
Pedro tomou a frente respondendo com uma das grandes afirmações de fé relatadas na bíblia: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus. 6.68-69
Já o segundo texto citado acima é uma exortação e uma promessa feita aos hebreus cristãos do primeiro século que passavam por uma tremenda perseguição e estavam sendo tentados a retornar à sua antiga vida. No texto citado o autor da carta faz duas coisas:
Ele exorta: não abandoneis a vossa confiança Essa é a confiança ou certeza que os/as discípuos/as têm em Jesus. Essa confiança não pode ser jogada fora ou ser deixada de lado.
Ele promete: ela tem grande galardão (ela será grandemente recompensada). Note a certeza dessa promessa: Ela tem! não Ela poderá ter ou deveria ter.
Cada geração de discípulos/as recebe esse desafio de, com a ajuda do Espírito Santo, perseverar. De não voltar atrás. De não retroceder!
Que você e eu respondamos como Pedro: Tu, Senhor, tens as palavras de vida eterna, renovando assim o nosso desejo e disposição de continuar sendo e fazendo discípulos/as.
No amor de Jesus,
Bispo João Carlos