Data de postagem: 27/03/2019 21:50:17

Fundamentos do Ministério Pastoral

Fundamentos são importantes. Alguém já disse que "para ser excelente em qualquer esporte é necessário ser bom nos fundamentos daquele esporte".
Creio que se pode dizer isso também do Ministério Pastoral. O/a pastor/a excelente, dedica-se de maneira especial aos fundamentos.

Quero sugerir que esses três elementos a seguir são fundamentais na vida de todo/a pastor/a:

1. Amor a Deus:

Quando testado pelos fariseus que lhe perguntaram qual o maior mandamento na lei, Jesus foi muito claro: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento Este é o grande e primeiro mandamento" Mateus 22.37

Esse continua sendo o grande desafio para a Igreja. E quem prega ou ensina sobre o relacionamento com Deus precisa ser exemplo dessa realidade.

2. Amor pela Palavra de Deus:

O apóstolo Paulo encerra sua segunda carta ao jovem pastor Timóteo exortando-o da seguinte maneira:
"Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de jugar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insista a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo..." II Timóteo 4.1-5.

A pregação da sã doutrina é uma prioridade. Portanto o/a pastor/a precisa amar a Palavra de Deus; estuda-la com afinco e prega-la com paixão.

3. Amor pelo povo de Deus (pelo rebanho que Deus lhe confiou):

Veja a orientação do apóstolo Pedro (aquele que Jesus pediu que apascentasse suas ovelhas) dá aos pastores:

"Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória" I Pedro 5.2-5.

Você ama a Deus? Ama a Palavra de Deus? Ama o povo de Deus? Então que Deus continue a abençoa-lo/a no seu pastorado e na sua liderança na igreja.

Feliz dia do/a pastor/a metodista!

Bispo João Carlos

 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica