Data de postagem: 30/09/2018 15:07:58

Eleições


Neste 'Contato Pastoral' escrito em um período de expectativa geradas pelas eleições que se aproximam, transcrevo aqui partes de duas reflexões (06 e 07 de outubro) do meu devocionário 'Meditações Diárias para um Coração Aquecido':

"Não percebes que tenho autoridade para te soltar, e autoridade para te crucificar?" (Palavras de Pilatos para Jesus em João 19:10)

Em período de eleições, durante o horário eleitoral gratuito, ouvimos muitas promessas dos candidatos. Ouvimos muitas declarações de capacidade e poder para ?a realização dos desejos dos eleitores?.

Creio que tanto os candidatos como nós mesmos precisamos lembrar da sugestão do apóstolo Paulo: "... não pense de si mesmo além do que convém..." (Romanos 12:3).

Um dos aspectos tristes desta confusão com relação à questão do poder é que somos tentados a pensar que as pessoas (governantes, líderes) são a fonte de solução dos nossos problemas.

Pilatos pensava que tinha um tremendo poder! Muitos líderes, antes de Pilatos e muitos outros, depois dele, aprenderam a verdade de maneira muito dolorosa.

Nabucodonozor, líder do Império Romano, por exemplo, estava caminhando no telhado de seu palácio quando disse: "Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder, e para glória da minha majestade?" (Daniel 4:30). Veja o resultado de sua pretensão em Daniel 4:31ss. O caso de Herodes não foi diferente (Atos 12:20-23).
Jesus não deixou a atitude orgulhosa e pretenciosa de Pilatos sem resposta. Ele respondeu: "Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada..." (João 19.11).
Jesus, assim como os primeiros discípulos, mesmo em meio a crises, perseguições e dificuldades, insistiu em reconhecer Deus como a única fonte da verdadeira autoridade, do verdadeiro poder e da verdadeira benção. Nós somos desafiados a fazer o mesmo!

Que o Espírito do Cristo Ressurreto nos dê discernimento nesse tempo de expectativa.

Bispo João Carlos

 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica