Data de postagem: 31/01/2017 18:59:46
Não Serei Confundido
"Porque o Senhor Jeová me ajuda, pelo que não sou envergonhado; por isso, pus o meu rosto como um seixo e sei que não serei confundido" Isaías 50.7
Os comentários bíblicos consideram essa afirmação de confiança e fé como parte de uma profecia messiânica relacionada a Jesus. Creio, porém, que pode ser aplicada às nossas vidas também. São quatro frases distintas, cada uma delas construída a partir da anterior.
"Porque o Senhor Jeová me ajuda": A palavra hebraica traduzida como "ajuda" tem, em sua raiz, o significado de "rodear", "proteger". A segurança fundamental que temos como filhos e filhas de Deus é a segurança de sua constante ajuda e de seu constante cuidado.
"Pelo que não sou envergonhado": O significado original da palavra traduzida como "envergonhado" é "ferido emocionalmente", "insultado" ou "desgraçado".
"Por isso, pus o meu rosto como um seixo": A palavra "seixo" transmite a ideia de "consistência", "determinação". É uma proclamação de determinação baseada nas duas verdades anteriores. Jesus demonstrou essa atitude em Lucas 9.51: "E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém". Nós também precisamos dessa determinação. A certeza da proteção do Senhor nos livra do medo e da covardia.
"E sei que não serei confundido": Note a segurança expressa na expressão "eu sei". Não é apenas sentimento. É convicção baseada em experiências vividas anteriormente.
Oro para que Deus dê ao corpo pastoral e à liderança da Sexta Região, essa mesma convicção de fé para enfrentar o trabalho e as lutas durante o ano de 2017.
No amor de Jesus,
Bispo João Carlos