Data de postagem: 28/07/2016 10:23:21

Procura-se Líderes

"E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor" (Mateus 9.35-36).

Lendo o Evangelho de Mateus, mais uma vez deparei-me com o texto acima no qual Jesus se compadece das multidões porque andavam desorientadas, como ovelhas sem pastor .
A expressão "ovelhas sem pastor" fez-me lembrar de pessoas sem líderes e consequentemente sem modelo a ser seguido; sem direcionamento certo; sem alvos claros; sem propósitos definidos.
Entre tantas outras coisas, líderes verdadeiros inspiram, motivam e desafiam.
Nós, pastores e pastoras, somos chamados/as, com certeza, para liderar um povo. Somos chamados, portanto, a inspirar, motivar e desafiar.
Deixo aqui, então, alguns pensamentos a respeito do conceito de liderança:
- Liderança não é posição, privilégios ou título. Liderança é, acima de tudo, responsabilidade e serviço;

- Por força das circunstâncias, um/a líder é sempre alguém em situação de alta visibilidade e portanto deve ser exemplo para os seus liderados;

- Ser amado/a e admirado/a não significa necessariamente ser líder. Popularidade não é sinônimo de liderança;

- A definição mais simples de um/a líder é: alguém que tem seguidores. Alguns são pensadores, outros são comunicadores, mas sem seguidores não serão líderes.

Possa o exemplo do nosso líder e pastor maior, aquele que "não veio para ser servido, mas para servir" ser a nossa inspiração contínua.

Um abraço,

Bispo João Carlos

 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica