Data de postagem: 28/03/2016 17:17:29

Ananias

Você já havia percebido que no livro de Atos dos Apóstolos existem três Ananias?
O primeiro Ananias foi citado em Atos 5. Ananias e sua mulher Safira venderam uma propriedade e disseram que estavam entregando todo o resultado da venda à igreja. Eles estavam mentindo. Sua mentira foi exposta para proteger a igreja do engano.

O segundo Ananias era um discípulo fervoroso que vivia em Damasco. Foi ele que teve a alegria de participar da conversão de Saulo (Paulo) e foi ele também que facilitou o batismo de Paulo (Atos 9.1-19). Mais tarde, Paulo vai descrever esse Ananias como um homem de "bom testemunho" (Atos 22.12).
O terceiro Ananias era um sumo sacerdote. De acordo com Atos 23.2, ele deu ordem para que batessem na boca de Paulo quando o apóstolo estava perante o Sinédrio. Paulo retrucou dizendo "Deus te ferirá, parede branqueada...".

Nos dias de hoje você e eu encontraremos esses mesmos três tipos de pessoas.
Algumas, como o primeiro Ananias, mesmo dentro da igreja, continuam amando o mundo e seus valores. Mas gostam de receber o prestígio da igreja e por isso mentem, fingindo uma vida santa. Que pena! Vivendo uma vida cristã falsa, deixam de viver a alegria da fé genuína.

Outras, a exemplo do terceiro Ananias, se opõem à expansão do evangelho. São pessoas tão amarradas à religiosidade que não conseguem ver o agir de Deus em qualquer ação que difere daquilo com o que estão acostumadas.

Mas, graças a Deus, sempre existirão aquelas pessoas parecidas com o segundo Ananias. São pessoas sensíveis ao mover de Deus. Buscam ouvir a sua voz; conseguem perceber o seu mover mesmo nas coisas aparentemente anormais; procuram motivar os novos convertidos (leia com atenção Atos 9.10-19) e têm bom testemunho tanto dentro como fora da igreja (Atos 22.12).

Creio que nós também somos desafiados a escolher qual desses três tipos de pessoas queremos ser.

Bispo João Carlos

 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica