Data de postagem: 26/08/2015 11:36:56

Louvor e Libertação

"Josafá aconselhou-se com o povo e designou cantores para o Senhor, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre" (II Crônicas 20.21).

Esse texto é parte de uma história do reinado de Josafá quando os fihos de Amon, juntamente com os fihos de Moabe vieram contra o povo de Deus. A situação parecia desesperadora, mas a resposta do rei Josafá é uma tremenda lição bíblica para os momentos nos quais enfrentamos situações difíceis.

Do ponto de vista humano a estratégia de Josafá pareceria insana. Entretanto, precisamos lembrar que no versículo 17, Deus havia declarado que "nesse encontro, não tereis de pelejar, tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis, amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco".

Certamente a lembrança daquela promessa de Deus, ajudou Josafá a tomar a atitude que tomou. No meio das nossas lutas é fundamental trazermos à memória as promessas que Deus nos fez no passado.

A estratégia de cantar hinos de louvor e gratidão ao Senhor funcionou de maneira maravilhosa. Já no verso 22 lemos que "tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amon e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados".

Nessa história há um principio simples: Quando louvamos ao Senhor, lembrando-nos de suas promessas, tiramos os nossos olhos do problema. Ao louvarmos ao Senhor, reconhecemos que ele está conosco. E não há nada que não possamos vencer pela sua graça e sua presença conosco.

Uma atitude de reclamação e desespero nos leva à autopiedade. Mas uma atitude de louvor e gratidão renova a nossa dependência de Deus ao mesmo tempo em que nos leva a visualizar sinais de possibilidades e esperança.

Tenha um abençoado mês de setembro,

Bispo João Carlos

 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica