Data de postagem: 28/05/2015 17:05:10

Dois tipos de 'Ai'

Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. (Juízes 6.15)
Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios... (Isaías 6.9)

Dois líderes do povo de Deus, em duas situações diferentes, usando a mesma expressão num momento de encontro com Deus.

Sim, um verdadeiro encontro com Deus nos faz olhar para nós mesmo, e a nossa reação é sempre ?ai?; ?ai de mim?.

Os dois ?ais? acima, entretanto, expressam sentimentos diferentes:

O ?ai? de Gideão expressa sentimento de incapacidade e uma atitude de murmuração característica de quem vê a sua realidade de maneira diferente do que Deus vê: sou pequeno... Sou incapaz... Ninguém me ajuda.

Veja o verso 13 de Juízes 6: ?Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas?.

Já o ?ai? de Isaias expressa o reconhecimento do pecado diante da santidade de Deus. Expressa insatisfação com a própria condição de pecador.

Uma analise superficial nos faria pensar que a atitude de Gideão seria menos digna do que a de Isaias.

Mas vejamos a maneira como o próprio Deus age diante desses dois ?ais?: Em ambas as situações, Deus age restaurando e convocando para a missão.

No caso de Gideão: ?Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem? (Juízes 6.16)

E no caso de Isaias: ?Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis? (Isaías 6.9)

Não importa o que nos incomoda ou esteja nos desanimando. No encontro com Deus ele nunca nos despreza ou nos descarta. Ele sempre nos restaura e nos convoca para a missão.

Bispo João Carlos

 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica