Data de postagem: 26/02/2015 09:34:19

Qual será o fim dessas coisas?

"Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas? E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. (...) Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias" (Daniel 12.8, 9 e 13).

Daniel serviu ao Senhor aproximadamente 2.600 atrás. Ele foi um dos que foram levados de Judá para o exílio na Babilônia.

Daniel é um tremendo modelo de homens de Deus de fidelidade e firmeza no meio do sofrimento e das tentações. Ainda jovem Daniel fez um voto que valeria a pena memorizar: "Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia" Daniel 1.8
Durante toda a sua vida Daniel se distinguiu por manter sua fé e sua obediência a Deus.

A primeira metade de seu livro narra histórias familiares, como por exemplo a de seus tres amigos sendo jogados na fornalha e sua própria experiencia sendo jogado na cova dos leões. Mas os últimos seis capítulo narram as mais impressionantes profecias da Bíblia. Deus revela a Daniel eventos que ocorreriam nos próximos milhares de ano e mesmo além do nosso próprio tempo.

Na conclusão do livro, Daniel se expressa de uma maneira que a maioria de nós pode se identificar: ?Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas??
Certamente voce e eu já passamos por esse tipo de questionamento. Daniel queria saber o que Deus iria fazer, tanto quanto nós queremos. Mas, também como nós, ele não recebeu a resposta detalhada que queria. Algumas coisas não são reveladas antecipadamente mesmo para um homem ou uma mulher tremendamente usado/a por Deus.

É por isso que na vida do povo de Deus a afirmação do apóstolo Paulo precisa estar sempre presente: "sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Aqueles que são chamados segundo o seu propósito" Romanos 8.28.
Assim, mesmo diante de alguns mistérios, somos desafiados a continuar nos movendo na direção que Deus nos está guiando e confiar naquele que provê as respostas no meio da caminhada.
Assim é a vida de fé! O livro de Daniel termina com o seguinte desafio e promessa: "Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias" Daniel 12.13.

Recebamos também essa palavra hoje em nossas próprias vidas, na certeza de que aquele que dirige o nosso presente, está no controle, também, do nosso futuro. Ele tem o melhor.

Em Cristo,

Bispo João Carlos

 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica