Data de postagem: 25/12/2014 16:52:28

Deus tem sido generoso para comigo

"Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarda o que tens" (Gênesis 33.9)
"... Deus tem sido generoso para comigo, e tenho tudo o que preciso" (Gênesis 33.11)

Em Gênesis 33 Jacó tem um temido encontro com seu irmão gêmeo Esaú. Jacó esperava algum tipo de retaliação pelo fato de ter enganado Esaú no passado. A bíblia diz que Jacó viveu muitos anos com medo, já que Esaú havia prometido matá-lo (Gênesis 27.41).
Durante todo esse tempo Jacó pensava em como poderia diminuir a raiva de seu irmão. Mas a verdade é que Deus já estava trabalhando nesse sentido, sem que Jacó imaginasse. No decorrer dos anos, Deus havia dado prosperidade a Esaú e também apaziguado o seu coração.

Muitas vezes tentamos resolver nossas dificuldades de maneira natural, enquanto Deus deseja que confiemos nele que trabalha de maneira sobrenatural. Enquanto buscamos resultados imediatos e visíveis, Deus trabalha de maneira invisível no coração das pessoas.

Quando Jacó e Esaú finalmente se encontraram, Esaú recebeu Jacó com tal carinho que essa se tornou uma das histórias de reconciliação mais marcantes narradas no Antigo Testamento: "Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram" (Gênesis 33.4).

Jacó estava procurando buscar o favor de Esaú ou talvez estivesse tentando devolver a "benção" que havia roubado, dando-lhe presentes. Mas Esaú os recusou. O primeiro texto citado acima revela a resposta de Esaú: "Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarda o que tens" (Gênesis 33.9). Mas Jacó insistiu demonstrando uma tremenda manifestação de fé: "... Deus tem sido generoso para comigo, e tenho tudo o que preciso" (Gênesis 33.11).

Esse testemunho do Antigo Testamento encontra confirmação no Novo Testamento, em especial na maravilhosa pergunta retórica do Apóstolo Paulo: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" Romanos 8:32

Que você e eu entremos nesse novo ano com a certeza de que Deus está sempre agindo a nosso favor, seja mudando o nosso coração; seja mudando o coração das pessoas com as quais nos relacionamos; seja suprindo as nossas necessidades.

Tenha um abençoado 2015

Bispo João Carlos

 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica