Data de postagem: 26/10/2014 11:10:03

Percepção versus Realidade

"Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou" (I Reis 19.18).

Um dos maiores e mais conhecidos atos do profeta Elias aconteceu exatamente no Monte Carmelo onde, a seu pedido, Deus enviou fogo do céu incendiando o altar. Em seguida Elias destruiu 400 profetas de Baal.

Logo após aquele ato milagroso Elias foi forçado a fugir porque Jezabel (esposa do rei Acabe e uma adoradora de Baal) jurou que o mataria por causa do que ele havia feito.
Elias entrou em profunda depressão depois desse evento. Ele fugiu para o deserto e, sentando-se debaixo de um zimbro, pediu a Deus que tirasse sua vida.

No seu desencorajamento ele imaginava ser o único profeta de Deus que ainda restava com vida.
A percepção de Elias, porém, não era realidade. Sua percepção da realidade estava distorcida por causa do cansaço e da depressão. Deus informou Elias de que de fato havia 7.000 representantes dele na terra que não haviam se dobrado a Baal.

Essa história é narrada em I Reis nos capítulos 18 e 19.
Pense nisso: Elias está pensando que ele é o único homem de Deus que sobrou naquela terra. Deus, porém afirma que existem 7.000 homens. Que tremenda discrepância entre a percepção de Elias (um homem de Deus) e a realidade comunicada pelo próprio Deus. E Deus está afirmando que ele mesmo conservou aqueles 7.000 homens.

Isso também pode acontecer com você e comigo. Olhamos a nossa situação e concluímos, baseados nas circunstancias e nos sentimentos, que a realidade é dessa ou daquela forma. Deus, porém, está nos dizendo: ?Não, você não está vendo o que eu estou vendo, ou o que eu sei, ou o que eu estou fazendo. A situação é bem diferente do que você está percebendo?.

Tenhamos cuidados com as nossas percepções e nossas conclusões. Quando ansiosos/as, busquemos conselho de homens e mulheres de Deus. Peçamos a Deus que nos revela a visão DELE sobre a realidade, de tal forma que nossas decisões possam redundar em bênçãos para nós e para aqueles/as que nos rodeiam.

No amor de Jesus,

Bispo João Carlos

 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica