Data de postagem: 27/08/2014 19:01:49

Liderança Eficaz


"E viu Israel a grande mão que o SENHOR mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao SENHOR, e creu no SENHOR e em Moisés, seu servo" (Exodo 14.31).

O que torna um lider cristão eficaz? Seu carisma? Suas habilidades? Sua capacidade de comunicação? Sua capacidade de oratória?
Obviamente essas qualidades podem fazer parte da vida de um líder eficaz, entretanto, a visão que Deus tem de um líder eficaz está muito além dessas qualidades.
Os atributos centrais de um líder cristão é sua integridade e a sua disposição para se submeter às orientações e obedecer as ordens que recebe de Deus.
Do ponto de vista humano, as ordens que Deus deu a Moisés no capítulo 14 do livro de Êxodo (versos 15 e seguintes) pareciam absurdas. Assim mesmo Moisés decidiu obedecer. E quando obedeceu, Deus manifestou-se de forma poderosa através de dele. O milagre aconteceu e o resultado foi que o povo ?creu no SENHOR e em Moisés, seu servo? deixando de lado a rebeldia e seguindo a Moisés.
O povo seguiu porque percebeu a ação de Deus através daquele homem.
Quando o povo percebe a presença e o poder de Deus manifestos em nossa vida através do discernimento; da sabedoria; do amor; da ousadia e da fé ativa, esse povo se dispõe a submeter-se à nossa liderança.
A eficácia de um líder cristão é então diretamente relacionada à sua submissão a Deus.
O desafio para nós é buscarmos ao Senhor com todo o nosso coração; submetendo-nos à vontade dele e seguindo as suas orientações por mais estranhas e mais difíceis que sejam.
Assim a sua presença e seu poder serão manifestos em nossa vida e em nossas atividades diárias. Isso será benção para aqueles/as que lideramos e glória para aquele que nos designou.
Grande abraço,
Bispo João Carlos

 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica