Data de postagem: 30/09/2020
Fonte: www.metodista.com

Distrito Noroeste e Cemetre: Saúde Emocional

A Pastora Márcia Regina da Silva, Superintendente Distrital do Noroeste, buscou uma parceria com o Cemetre para trabalhar o tema da saúde mental e emocional na vida pastoral durante este mês de Setembro de 2020. Foram cinco palestras, sempre às terças-feiras do mês, por meio do aplicativo Zoom.

As falas aprofundaram o conhecimento sobre a psicologia e a teologia diante do sofrimento e dos desafios da vida. A primeira reflexão, que abordou a Depressão, suas causas, sinais e ações de prevenção, foi feita pelo Pr. Flávio Artigas que também é psicólogo. No dia 8 de setembro, o Psicólogo Guilherme Falcão ministrou sobre a depressão e melancolia e os benefícios da abordagem da Logoterapia no contexto pastoral.

Na terceira semana a Psicóloga, escritora e conferencista Roseli Künrich alertou a necessidade de ?Cuidar de quem Cuida? a partir de sua vasta experiência tratando pastores, pastoras diante de necessidade de cuidado de si. Está palestra contou com a participação das esposas e dos esposos de pastores e pastoras.

O Psicólogo e pastor Luis Silvério sensibilizou os ouvintes para a necessidade de atenção séria aos sinais emocionais e de sofrimento que podem resultar em suicídio. E encerrando o mês a Psicóloga e doutora em teologia Karin Wondracek conduziu um tempo rico de reflexão sobre temas bíblicos e os estilos de vida ministerial que podem adoecer, desafiando a adoção de ritmos que expressam a fé e honram a Deus.

Com a parceria foram alcançados os propósitos de aprofundar o tema para o exercício ministerial e para uma revisão de sentimentos e práticas pessoais no ministério pastoral. Com isso, se enfatizou a prevenção de situações de adoecimento e a possibilidade de encaminhamento quando necessário.

(Flavio Artigas)


 voltar ao topo
Direitos Reservados
Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica